quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Absolutismo

Aqui vai um breve resumo para a 6ª A, afinal será a matéria da próxima avaliação.


"O Estado sou eu!" Luis XIV

Quando Luis XIV, o Rei Sol, proferiu essa frase, apenas afirmou qual a principal característica do sistema político e econômico que vigorou na Europa dos séculos XV ao XVIII: o Absolutismo.
Esse sistema é representado pelo Rei, soberano que exerce poder em caráter absoluto. Nele, o sobernao não conhece limitações ao seu exercício de poder.
O Absolutismo teve início em fins da Idade Média e representou a soberania da monarquia na Europa. Foi um sistema apoiado pela buguesia em ascensão, que precisava de um governo que lhe concedesse poderes econômicos.
A base social do Absolutismo era o privilégio: honra, riqueza e poderes eram reservados a pequenos grupos de pessoas:
-Privilégios sociais (diferenciação nas vestes, cargos públicos, etc), econômicos (isenção de impostos que recaía sobre os mais pobres).

A base da economia absolutista era o Mercantilismo, sistema político econômico do Antigo Regime (Absolutismo). O objetivo era alcançar maior desenvolvimento econômico através do acúmulo de riquezas. As principais características desse regime eram: Metalismo (Acúmulo de ouro e prata); Protecionismo ALfandegário (Companhias de Comércio e os monopólios); Balança Comercial Favorável e industrialização.
Os reis absolutistas obtiveram amior êxito ainda graças aos filósofos da época, como Nicolau Maquiavel, Thomas HObbes e Jaques Bossuett.
Maquiavel escreveu a obra "O Príncipe", onde descreve quais as práticas do monarca para se tornar respeitado. A principal máxima é "Os fins jsutificam os meios". Sem comentários, não é mesmo!
Os principais reis absolutistas foram:

Henrique VIII - dianstia Tudor - Inglaterra século XVII;
Elisabeth I - dinastia Stuart - Inglaterra século XVII
Luis XVI - o Rei SOl - França 19643 a 1715;
Isabel de Castela e Fernando de Aragão, Espanha século XVI, responsáveis pelas Grandes Navegações.