domingo, 25 de julho de 2010

Resumo: Era Vargas e o Estado Novo

Aqui vai um breve resumo do que foi o governo de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945 - período mais longo da nossa história em que um unico governante ficou na presidência.
Brasil, 1930. Getúlio Vargas assumiu o poder após comandar a Revolução de 1930, que pôs fim à República das Oligarquias (Política do Café com leite). Deo 1930 a 1934, o Brasil conheceu a república Provisória, período onde o Congresso elaborou uma nova Constituição, que estabeleceu entre outros, o voto secreto e obrigatório a maiores de 18 anos, além do voto feminino.
Enrtetanto, essa mesma Constituição (inspirada na Constituição alemã Weimar) previa que o presidente do novo governo seria escolhido pelo Congresso. E Vargas foi, mais uma vez, escolhido para assumir o posto presidencial. Esse período que correspodeu de 1934 a 1937 ficou conhecido como Governo Constituicional.
Getúlio Vargas assumiu seu posto de ditador nacionalista, similar aos ideais Nazi-fascistas, ao aplicar um novo golpe (que costumo brincar de "Vargas deu um golpe no própio governo"), fechar o Congresso, em virtude de uma possivel represália aos partidos comunistas subversívos que queriam tomar o governo. Esse plano ficou conhecido como Plano Cohen. Na verdade, não passou de um pretexto para Vargas mostrar de vez sua face Ditatorial e fascista. Tinha início o Estado Novo.
Foi o período correspondente a 1937-1941, onde Vargas outorgou uma nova Constituição que dava plenos poderes ao ditador. Nesse período, Vargas criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda - ou melhor -"P" de Política), que tinha como objetivo censurar quaisquer ataques negativos ao governo. Criou um programa de super valorização política, com cartilhas para as crianças, marchinhas de carnaval, jornais e o famoso programa de rádio "Hora do Brasil" que ia ao ar todos os dias as 19 horas e procurava enaltecer as benfeitorias do Estado Novo.
Nesse período, a liberdade civil deixou de existir.
NO setor econômico, Vargas incentivou a industrialização subsidiada pelo Estado (como Siderúrgicas, vale do Rio Doce) era uma demosntração de Nacionalismo Econômico.
Vargas criou também a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), auxiliando principalemten os trabalhadores da indústria. Esse caráter populista fez com que Vargas se tornasse mais do que nunca amado pelas classes populares.
A partir de 1941, Vargas inicia uma "parceria" com os Estados Unidos, a fim de auxiliar na indústria siderúrgica (criação da usina de Volta Redonda). O governo declarou guerra ao eixo e o Brasil entrou na 2ª GUerra Mundial.
Em 1945, o mundo estava esfacelado pelos horrores causados pela 2ª Guerra e um sentimento liberal, muito distante dos ideais nacionalistas de Vargas (como a criação de novos partidos). Foi a partir dessa mudança de pensamento mundial que, no Brasil, Vargas assite seu poder desmoronar. Mesmo com um movimento popular muito forte para sua permanência no governo, o "Queremismo", Getúlio Vargas não conseguiu se manter como líder absoluto em, nesse mesmo ano, foi derrubado pelo exército nacional.
Acabou assim, a era Vargas. Contudo, a história recomeçou em 1951. Mas é tema para uma próxima aula!



Um comentário:

  1. Professora esse blog me ajudou muito a estudar a matéria da prova... obrigada MEEESMo !!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.