terça-feira, 20 de julho de 2010

A Segunda Guerra em filmes



Um dos temas que mais agradou aos alunos semestre passado foi, sem dúvidas, a Segunda Guerra Mundial. Talvez por ser parte de uma história mais recente, mais próxima aos nossos dias. O tema gerou ótimos seminários realizados pelos alunos dos 3º A e B. As oitavas séries assistiram ao filme "O Menino do Pijama Listrado" - que por sinal é a adaptação cinematográfica de um belo livro (BOYNE, JOhn, trad., Cia das Letras) que trata dos horrores do Holocausto, através da amizade de um garoto alemão e um judeu que está em um campo de concentração. A reação foi positiva, embora alguns alunos tenham ficado um tanto tristes em virtude do final.

Existem outros ótimos filmes sobre a Segunda Guerra, os alunos sempre me perguntam para indicar alguns, então aqui vai uma pequena lista, para quem quer conhecer um pouco mais:

Band of Brothers (série exibida pelo canal a cabo HBO)
O Resgate do Soldado Ryan

A Lista de Schindler (longo, mas um dos melhores filmes sobre os horrores do Holocausto
A Conquista da Honra
As Cartas de Iwo Jima (excelente, o legal é assistir a esse filme junto a " Conquista da Honra", pois um conta a vitória dos americanos sobre o Japão e o outro, a versão japonesa do ataque a Hiroshima e Nagasaki)

Pearl Harbor (para as meninas que gostam de assistir a um belo romance e para os rapezes, tem bombas, destruição e perseguição de aviões caça)

Alem da Linha Vermelha

Arquitetura da Destruição

Caçadores da Arca Perdida

Indiana Jones e a Última Cruzada (Hitler até autografa um diário de Indiana Jones, eu acho hilário!)

A Escolha de Sofia

Império do Sol

Senta a Puá (excelente documentário da FAB - Força Aérea Brasileira)

A Vida é Bela (maravilhoso)

Operação Valquíria

Arquitetura da Destruição
Bastardos Inglórios

Existem muitos outros filmes, o interessante é cada um procurar aquele que mais interessa , preparar a pipoca e aproveitar essas maravilhas da Sétima Arte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.