quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resumo: o Brasil pós ditadura Vargas

Podemos observar um período de redemocratização, ou normalidade política, ao longo dos anos que sucederam o período denominado Estado Novo (a famosa Era Vargas). Entre os anos de 1946 e 1964, o Brasil caminhou para uma efetiva industrialização, para o êxodo rural, assim como adquiriu uma exorbitante dívida externa e conheceu a face mais cruel em termos de desvalorização dos direitos civis com a Ditadura Militar. Observe o que ocorreu no Brasil, em linhas gerais, nesse período:
-Governo Dutra (1946-1950) - com apoio de Getúlio Vargas, Dutra assumiu a presidência do Brasil em 1946. Foi partidário de uma política liberal, apoiando a Guerra Fria, ao apoiar os Estados Unidos e romper quaisquer laços com a União Soviética. Favoreceu as importações, o que gerou uma queda na indústria nacional e um considerável crescimento da dívida externa. Essa situação foi ruima principalemente para os trabalhadores, que viam seus salários despencarem.
- Governo Democrático de Getúlio Vargas (1951-1954) - Vargas foi eleito pelo voto popular, numa tentativa de reviver as benfeitorias trabalhistas do Estado Novo.Vargas tentou servir de mediador de possiveis conflitos entre Nacionalistas - que defendiam o desenvolvimento econômico nacional com efetiva participação do Estado e a rejeição de capital estrangeiro (criou a Patrobrás e a Eletrobrás), assim como apoiou os empresários e militares liberais, que acreditavam na abertura da economia com apoio de capital estrangeiro.Vargas seria o ponto de equilíbrio dessa antagonia. Contudo, liberais como Carlos Lacerda tiveram uma efetiva participação na queda de seu governo Vargas, ao criticar o caráter nacionalista de suas ações. Vargas se suicida em agosto de 1954, com um tiro no coração e deixa a célebre frase "Saio da vida para entrar na HIstória". E conseguiu.o Vice prsidente Café Filho terminou seu mandato.

- Juscelino Kubitschek (1956-1960), foi o presidente responsável pelo famoso Plano de Metas, ou seja, fazer o Brasil crescer "50 anos em 5". Com ajuda de capital estrangeiro, proporcionou um grande desenvolvimento industrial (o ABC agradece!- GM, Ford, VOlks), criou a nova capital do país, Brasília, também com recursos externos, contribuindo para o aumento da dívida externa.

Gerou empregos com a smultinacionais, urbanizou o Sudeste, contudo o Brasil se tornou dependente do capital externo, além de prejudicar a produção agrícola e o trabalhador rural. A miséria e violência fizeram parte do desenvolvimento urbano.


- Janio Quadros (1961-61). Político conservador, conquistou a população com o lema "Varre varre vassourinha, varre a bandalheira" e foi leleito com 6 milhões de votos. Criou o FMI, congelou salários e mesmo assim não acabou com a inflação, causando desapontamento na população. Ele era tão conservador que chegou a proibir o uso de biquinis nas praias! Renunciou após 6 meses de governo. Devido aos problemas econômicos e sociais, o Brasil vivenciava uma efetiva crise política, com uma ameaça cosntante de um possível golpe por parte dos militares.

- João Goulart (Jango - 1961 -1964) - vice presidente de Quadros e opositor da UDN (União Democrática Nacional) e dos militares, era tido como comunista. Jango pasou pelo sistema Parlamentarista e conseguiu assumir como presidente em virtude de um plebiscito em 1963. Defendia a reforma agrária e era maleável com relação aos operários e partidos de esquerda. Suas atitudes criaram ainda mais divergências com os militares, da classe média e opositores do governo que, em 1964, promoveu um golpe militar, culminando em um dos períodos mais dolorosos da história recente do Brasil: a ditadura militar. Mas esse assunto fica para a próxima!



Bons estudos e ótima prova!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.