terça-feira, 27 de julho de 2010

Mitologia Grega

Mitologia é o estudo e interpretação do mito e de um conjunto de mitos (lendas, histórias) de uma determinada cultura. Em geral, o mito é uma narrativa que descreve, em linguagem simbólica, a origem de uma cultura. A mitologia indígena brasileira é fascinante, assim como a mitologia nórdica, indiana, entre outras.
A mitologia grega é rica em termos de lendas que explicam a história do mundo e da humanidade.

Os deuses gregos eram retratados como semelhantes aos humanos, com desejos e aspirações muito próximas às nossas. A grande diferença estava na imortalidade. Deuses eram imortais. A mitologia também narra os feitos dos heróis, estes filhos de deuses com mortais, que adquiriam poderes, como Hercules e Perseu.

Zeus, Hera, Atena, Afroidte, Hades, Poseidon, Ares, Ártemis, Héstia, Hermes, Deméter, Dionísio, Musas, Ninfas, Sátiros, Gigantes, MOnstros como Medusa e Minotauro, faziam parte do panteão do Olimpo.

Contudo, foram as histórias dos heróis gregos as grandes responsáveis por apresentar à posteridade esses deuses. Uma das que mais gosto é a de Perseu (a estátua acima mostra Perseu segurando a cabeça de Medusa).
Para as 5ª séries: Pesquisem a história desse herói e levem para a próxima aula, para discutirmos.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.