quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Populismo brasileiro

O populismo é um conceito bastante complexo, que recebeu inúmeras interpretações entre os historiadores e sociólogos. Muitos fenômenos históricos que ocorreram em tempos e lugares diferentes foram caracterzados como populistas.
O populismo brasileiro está relacionado à presença das classes populares urbanas no cenário político. Isso aconteceu principalmente a partir da crise de 1929, com o fracasso da política agroexportadora, que tinha o cafá como principal produto, e com a urnbanização, consequência do acentuado processo de industrialização.
Getúlio Vargas chegou ao poder exatamente em um período que se pode chamar de transitório entre o regime dominado pelas elites agrárias regionais e a constituição de um novo país, marcado pela centralização política e pelo desenvolvimento industrial.
Aproveitando-se do jogo de interesses, vargas construiu uma imagem de líder preocupado com a nação em seu conjunto, com qualidades únicas para guiar o país e preocupado com as questões sociais. Quando necessário, soube se apoiar nos trabalhadores da cidade, exaltando suas qualidades, dignificando o trablaho, despertando um sentimento de participação e indetificação nacionais, ao mesmo tempo que controlava com mãos de ferro as organizações sindicais.
Por meio de forte propaganda política, promoção de grandes cerimônias públicas e a instituição de uma grande legislação social, vargas teve sucesso no desenvolvimento de sua política populista. Conseguiu fazer com que a maioria dos trabalhadores o dentificasse como defensor das causas sociais e dos interesses naiconais.


Texto adaptado de: História - projeto Buriti. "Conceitos históricos". p. 153.




Para as Oitavas séries e 3º A e B:
Pesquise em seu livro didático ou mesmo na Internet e responda às questões no caderno para a próxima aula:



1- Identifique as principais características da política populista.
2- Como Getúlio vargas fazia para ter o apoio dos trablahdores urbanos?


3- Que meios eram utilizados por vargas para desenvolver sua política populista?


4- E hoje, você identifica traços de populismo em algum político de sua cidade, estado ou mesmo de projeção nacional? Justifique.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.