Este blog foi criado para os alunos do SESI CE166, com intuito de aproximá-los ainda mais dessa minha grande paixão: História.Aqui encontrarão dicas de leitura, textos diversos, lista de exercícios, comentários sobre as aulas. Porque História é 10!
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
O Império Romano do Ocidente: a Queda
- Conquistas de territórios, como o Mediterrâneo, Cartago, Grécia, Síria, Egito, Macedônia.
Contudo, manter o Império Unido e forte se tornou difícil. Assim, foi dividido em Império Romano do Ocidente e do Oriente (em 395 por Teodósio).
A crise econômica que dividiu o Império Romano foi causada em especial pela queda no número de escravos, que resultou em queda na produção agrícola e assim, fome na população.
O Império Romano Ocidental passou por diversas crises, principalmente porque se tornou difícil cuidar de todos os territórios conquistados, o que resultou em constantes invasões dos povos germanos (Bárbaros).
Nesse período, o Império havia se tornado Cristão, em 313 o Imperador Constantino declarou liberdade de culto e em 392, o Cristianismo se torna religião oficial de Roma.
As invasões Bárbaras
A partir do século III, diversos povos não romanos (ou bárbaros como eram chamados) se fixaram nas regiões dominadas pelo Império. Até cerca do século IV, esses povos viviam em relativa harmonia com os romanos (mesmo porque alguns deles faziam parte das regiões conquistadas pelos romanos). Assim, eram migrações pacíficas, posteriormente sendo invasões armadas.
Foi a partir do século IV que povos como vândalos, godos, ostrogodos, visigodos e, principlamente os Hunos, iniciaram uma grande invasão a fim de conquistar o enfraquecido Império Romano.
Todos esses povos, aliados aos Francos, Alamanos, Bretões e Saxões, foram responsáveis pelo fim do Império Romano, pois, em 476, tornou-se impossível continuar com esse império.
Fim do Império
O fim do Império Romano ocorreu:
- com a crise econômica;
-falta de escravos;
-falta de um exército forte;
O último imperador romano foi Romulo Augustulo, deposto em 476 pelo imperador bárbaro Orestes (descendete de Átila, o huno).
Os Francos
De todos os povos bárbaros, os Francos merecem destaque, pois formaram um Estado forte, que influenciou a Alta Idade Média. São eles:
- Dinastia Merovíngia - séculos V ao VIII. Período de estruturação do Reino Franco, de alianças entre o Rei e a Igreja Católica.
Carlos Martel se tornou um imperador de prestígio pois venceus os mouros (muçulmanos) na Batalha de POitiers em 732. Ficou conhecido como o Salvador da Cristandade.
A Dinastia Merovíngia entrou em declinio pois seu imperador entrou para a Igreja, deixando assim o Império para Pepino, o Breve, que foi coroado pelo Papa Zacarias.
Dinastia Carolíngia- séculos VIII ao IX. Período conhecido como o governo de Carlos Magno.
Carlos Magno ficou conhecido por criar uma administração aprimorada com o Missi Domini e as Capitulares, ou seja, Os Missi Dominis eram inspetores reais que viajavam por todo o Império, a fim de colocar em prática as capitulares (leis do Imperador Magno).
Esse império se tornou poderoso e conquistou quase toda a Europa. O tipo de império lembrava em alguns momentos as instituições gemâmicas, pois tinham na clientela e no colonato suas maiores caracterísiticas. Assim, a terra era doada para um Suserano, que doava a alguns Vassalos e estes distribuíam à plebe, que iria trabalhar na terra em troca de pagar uma parte do que produzisse aos Vassalos que repassavam aos Suseranos. Essa prática ficou conhecida como Colonato.
Com a morte de Carlos Magno, o Império passou a Luis, o Piedoso, que conseguiu manter o império unido. Com sua morte, a partir do Tratado de Verdun, seus filhos firmaram:
- a divisão do Império em Três reinos, Carlos I, Luis e Lotário. cada um responsável por seu reino. Era o fim da Dinastia Carolíngia.
Era também o início da descentralização do poder que deu início ao Feudalismo, na Idade Média.
Mas isso, é outra história...
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Conflitos históricos no Oriente Médio
Sionismo: movimento político de autodeterminação judaica para a criação de um Estado judeu. Esse movimento ganhou fama em dfins do século XIX e teve como um de seus mais ilustres defensores, o físico alemão, de origem judaica, Albert Eisntein. Embora existam controvérsias quanto o local para a criação do Estado Judeu, foi Jerusalém a terra escolhida.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Ditadura Militar no Brasil
sábado, 25 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Os sons da Ditadura...
Através dessas canções, as vozes quase caladas, puderam emitir sons. e foram exatamente eles (os sons das canções) que ficaram gravados em nossa memória coletiva.
Entre as mais célebres canções de Protesto, temos:
Geraldo Vandré: Disparada, Pra Não dizer que não falei das flores;
Chico Buarque: Caálice, Apesar de Você, Roda Viva, A Banda, Cálice -essa é linda!
Mutantes (banda de Rita Lee, ótima!)
Raul Seixas (o Maluco Beleza também sabia reclamar, tanto que foi passar um tempo em Londres, né?!)
Caetano Veloso: Alegria, Alegria (Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento...);
Roberto Carlos (Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, linda canção!)
Quando puderem, ouçam essas e outras canções. Ouçam com o coração aberto, procurem ler as letras e entender o que dizem. Entrem nas histórias das Marias, Clarices, de Henfil, do rapaz de cabelos encaracolados. Verão que tempos difíceis, cruéis e desumanos produziram canções imortais, para que não nos esqueçamos jamais dessa ditadura!
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
O Absolutismo
"O Estado sou eu!" Luis XIV
Esse sistema é representado pelo Rei, soberano que exerce poder em caráter absoluto. Nele, o sobernao não conhece limitações ao seu exercício de poder.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Resumo: o Brasil pós ditadura Vargas
terça-feira, 27 de julho de 2010
Mitologia Grega
domingo, 25 de julho de 2010
Resumo: Era Vargas e o Estado Novo
quarta-feira, 21 de julho de 2010
O Populismo brasileiro
Pesquise em seu livro didático ou mesmo na Internet e responda às questões no caderno para a próxima aula:
2- Como Getúlio vargas fazia para ter o apoio dos trablahdores urbanos?
terça-feira, 20 de julho de 2010
Charges de Getúlio Vargas
Os desenhos que retratam Getúlio Vargas sugerem as mudanças nas suas opções políticas ou ideológicas ao longo da sdécadas de 1930 e 1940. Na sequência de 37 a 45, elas caracterizam respectivamente?
Pensem, respondam no caderno e discutiremos as respostas na próxima aula!
A Segunda Guerra em filmes
sábado, 17 de julho de 2010
Anne Frank, uma adolescente comum..
A avaliação do livro será dividida em duas partes:
- Vocês farão uma resenha crítica sobre o livro, que será entregue junto a avaliação do livro. A resenha é individual e deverá conter introdução, um resumo da história e a conclusão de cada um. Entregar de preferência digitada, em fonte ARIAL tamanho 12, sem capa. O cabeçalho inclui nome da escola, nome do aluno, número, série e turma. Em seguida, colocar a bibliografia. O texto virá a seguir.
- A segunda parte da avaliação será em sala, também individual, através da resolução de questionário, no dia 09 de agosto de 2010 para as 8ª A, B e C. O valor total da avaliação será 6 pontos e da resenha 4 pontos.
Boa sorte!
Por que história é dez?
Mas eu queria contar as histórias que mudaram o rumo dos acontecimentos, histórias de heróis, vilões e de gente comum, que com seu trabalho, suor e lágrimas, fizeram desse mundo o que conhecemos.
O tempo passou e descobri que poderia contar, de alguma forma, as histórias que tanto me fascinavam. Como? Me tornando professora.
Nessa trajetória, desde minha colação de grau em 2000 até hoje, nem tudo foi fácil. Conheci o fracasso (quando passei noites em claro para preparar aquela aula e na hora... bum... ninguém prestou atenção em nada!) Mas conheci também o sucesso. E esse sucesso aparece no carinho que recebo dos alunos e mais, nos resultados das avaliações, dos projetos, dos trabalhos. Daí eu grito: CARA, HISTÓRIA É 10!
Esse blog é feito para meus alunos. Para que possamos, de alguma forma, compartilhar descobertas, ensinamentos, pesquisas, trabalhos, textos, vídeos, imagens, sucessos e fracassos ao longo dessa trajetória no SESI 166.
Aqui postarei textos para estudos, dicas de leitura, listas de exercícios, vídeos, canções, poemas, pensamentos e tudo aquilo que fizer parte da História, do mundo, do Brasil e da nossa também!